quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Releitura


"Releitura: 1-ato de reler; 2-segunda leitura". É com essa palavra que posso simplificar minhas duas recentes viagens. Assunto recorrente meu, viajar é meu grande prazer, porém "fazia" algumas ressalvas quando citava determinadas cidades. Nesses últimos quarenta dias, París(França) e Rio de Janeiro(Brasil) saíram da minha lista de ressalvas. Sempre comentava com meus amigos que não tinha o menor interesse em retornar a París, pois tive experiências desagradáveis que fizeram da "cidade Luz" quase que um lugar excluído em definitivo do meu roteiro de viajens. Passados dez anos, retornei à princesinha da Europa da forma mais casual possível, onde confesso me questionar se realmente estive lá. Talvez o tempo tenha contribuído para que eu fizesse essa "releitura" com um olhar mais atento, sem preconceitos, com muito mais discernimento que talvez a juventude não me tenha proporcionado. O fato é que passados dez anos, eu realmente fiquei encantado com a cidade de París. Foi prazeroso, com passeios indescritíveis, pessoas extremamente amáveis, enfim, tantas recordações maravilhosas que eu me pergunto :"O que aconteceu para realmente eu mudar minha opinião de forma tão radical? A resposta vem de um simples fato: eu estava sozinho e de bem com a vida!
Isso ocorreu exatamente da mesma forma a menos de uma semana em visita ao Rio de Janeiro. Dou minha mão à palmatória: é merecido o título de "Cidade Maravilhosa"! Em que momento eu percebí isso? Admirando a cidade do Cristo Redentor. Indescritível! Acredito hoje que eu precisava realmente vivenciar essa vista maravilhosa para me render aos encantos de uma cidade emoldurada pela natureza.
Com isso chego a seguinte conclusão: preciso fazer algumas "releituras", e a Índia será a próxima.
As duas fotos acima foram feitas por mim e simbolizam meu respeito e admiração a duas cidades encantadoras.

Nenhum comentário:

REGISTROS PELAS LENTES DO MEU CELULAR

Imagens: Denis Sarges e Rafael Souza